Referência

Visão geral

Durante uma sessão de trabalho com o Cinderella, uma ou mais janelas principais podem ser abertas. Nestas janelas passa-se quase toda acção. Uma janela principal tem o aspecto seguinte:

Vista euclidiana do Cinderella

Cada janela principal do Cinderella é composta por seis partes importantes. De cima para baixo, estas partes são:

  1. A barra do menu
    Daqui pode aceder a quase todas as acções, incluindo exportação de ficheiros, operações geométricas e ferramentas de selecção.
  2. Uma barra de ferramentas com acções gerais
    Daqui tem acesso a acções como Gravar, Abrir, Imprimir, Exportar HTML, operações Desfazer/Refazer, e diversas ferramentas de selecção.
  3. Uma barra de ferramentas com os modos geométricos
    Esta barra de ferramentas contém as principais operações geométricas, desde operações simples de intersecção até complicadas como geração de lugares geométricos.
  4. Prancha de desenho (vista)
    Este é o lugar onde toda a acção se passa. Aqui você faz as suas construções e explorações.
  5. Uma barra de ferramentas específicas da vista
    Esta barra de ferramentas contém operações como Zoom, Translação, Escala, Exportação em PostScript, etc.
  6. A linha das mensagens
    Nesta linha Cinderella diz o que está a fazer ou que tipo de input espera.

O Menu

Toda a funcionalidade do Cinderella está disponível no menu, mas é mais conveniente usar as diversas barras de ferramentas. Pode eclipsar uma barra de ferramentas, se precisar de espaço para a sua construção, fazendo um clique duplo na sua base.

A barra do menu contém seis items:

A Barra de Ferramentas Gerais

A barra de ferramentas gerais agrupa acções para vários objectivos. Aqui pode encontrar ferramentas para operações habituais sobre ficheiros, operações de exportação, desfazer, refazer, e várias ferramentas de selecção. Em detalhe, as operações disponibilizadas são:

Operações sobre ficheiros clear the construction
novo
load a construction
abrir
save a construction
guardar
save a construction with new name
guardar
como...
 
Ferramentas para exportar print all views
imprimir
export the construction to
              HTML
exportar
HTML
export an exercise to
              HTML
exportar
exercício
   
Desfazer/Refazer undo the last operation
desfazer
redo the last undo
refazer
delete selected elements
apagar
   
Ferramentas de selecção select all elements
selecc.
tudo
select all points
selecc.
pontos
select all lines
selecc.
rectas
select all conics
selecc.
cónicas
deselect all elements
selecc.
nada

Todas estas acções têm uma coisa em comum: elas não dependem de nenhuma interacção sofisticada do rato na vista da construção. Limite-se a clicar a acção e qualquer coisa acontecerá (um ficheiro será guardado, alguns elementos serão seleccionados, uma acção será cancelada, etc.).

As Ferramentas Geométricas

Ao contrário das acções mencionadas acima, os modos esperam que você realize operações na superfície de desenho. Portanto, quando selecciona um modo, nada acontece de imediato, o programa espera mais cliques do rato. A linha de mensagens diz claramente o que o Cinderella espera em cada momento. Cinderella está sempre num modo particular. Para o identificar basta procurar o botão que estiver escurecido. Uma barra completa para operações geométrica tem o seguinte aspecto:

 

moving an element add a point construct a line construct a line with certain slope construct a parallel construct a perpendicular construct a line with fixed angle w.r.t. another line construct a circle by center and perimeterpoint construct a circle by center and radius construct a circle by center and (numerical) radius construct the midpoint of two points construct the center of a conic (esp. of a circle) construct an angular bisector use a compass use a mirror construct a circle by three points
construct a conic by five points construct the polar of a point w.r.t. a conic construct the polar of a line w.r.t. a conic define a polygon construct the join of two points construct the meet of two lines construct a parallel to a line (through a point) construct a perpendicular to a line (through a point) measure a distance measure an angle measure an area make a text define the locus of a point start an animation draw a segment select by mouse clicks

A variedade destas operações contribui para o grande potencial do Cinderella. As ferramentas geométricas podem ser divididas em seis categorias

As geometrias

No Cinderella dispõe de apoio integrado para as geometrias não euclidianas. Isto significa que, se por exemplo quiser fazer Geometria Hiperbólica, não necessita de a mimetizar em Geometria Euclidiana, basta mudar para o modo "hiperbólico". Pode escolher entre geometrias diferentes usando a entrada "Geometrias" do menu, ou utilizando os botões respectivos na barra de ferramentas.

As vistas

Cinderella oferece uma variedade de vistas possíveis para cada construção. Cada uma corresponde a uma forma diferente de representar a geometria. Para além da standard vista euclidiana também temos a vista hiperbólica e a vista esférica. Também está disponível uma descrição em texto. Pode aceder às diferentes vistas usando o menu "Vistas".


---> Ferramentas genéricas

<--- Bastidores

<--> Índice