Modos especiais

Criar texto

O modo "Criar texto" é adequado a quase tudo relacionado com mostrar texto numa vista. Vejamos as suas aplicações mais relevantes:

Os textos são objectos mais flexíveis do que pode parecer à primeira vista. Isto deve-se a duas características muito importantes: Atracagem e Referenciação:

Ao todo dispõe de três formas de referenciar os dados de um elemento geométrico. Se elemento é o nome da etiqueta então pode aceder

Os textos criados são exactamente os que pode ver na vista Texto de construção . A representação exacta dos valores ou posição de um elemento podem ser influenciadas pelas definições no menu "Formato".

Resumo

Criar e editar um texto numa vista euclideana.

Atenção

Somente a vista euclideana suporta textos.


Lugar geométrico

Um lugar geométrico é o trilho percorrido por um ponto quando movido por acção da deslocação de um outro ponto. Um Lugar geométrico é definido por três objectos:

O móvel, a estrada e o marcador devem ser seleccionados por esta ordem. Contudo, se o móvel é um "ponto numa recta", um "ponto numa circunferência" ou uma "recta por um ponto" então o Cinderella reconhece automaticamente que só existe uma estrada possível e selecciona-a imediatamente. Deve ver a linha de mensagens para verificar que tipo de input é esperado em cada etapa da construção. Actualmente as combinações móvel/estrada implementadas são:

Uma ciclóide

Cinderella também permite escolher uma recta como marcador. Neste caso o envelope da recta móvel é calculado.

O envelope de raios de luz num espelho circular

Lugares geométricos são ramos reais de curvas algébricas. Cinderella tenta sempre gerar totalmente o ramo.

Resumo

Gerar um lugar geométrico seleccionando um móvel, uma estrada e um marcador.

Atenção

Por vezes vai notar um lapso de tempo quando se calcula um lugar geométrico. Não culpe o seu computador ou o Cinderella (ou, ainda menos, os autores). Estas demoras podem ser causados pelos cálculos extremamente complicados que o programa tem de efectuar para obter o resultado correcto (um ramo completo de uma curva) ou a representação visual correcta após um movimento. Fizemos tudo que pudemos para tornar o programa mais rápido, mas há um limite (matemático) que nos impede de sacrificar rigor em troca de rapidez.

Ver também

Animação

Numa animação você não tem de mover os pontos; Cinderella move-os por si. Uma animação é definida por um ponto "móvel" e um "caminho", similar à definição de lugar geométrico.

Pode seleccionar o móvel e o caminho por esta ordem, ou clicar sobre um lugar geométrico, o que seleccionará o móvel e o marcador do lugar geométrico. Se o móvel seleccionado for um "ponto numa circunferência" ou uma "recta por um ponto" então o Cinderella reconhece automaticamente que só há um caminho possível e selecciona-o imediatamente. Actualmente as combinações móvel/caminho implementadas são:

Após o início de uma animação uma janela aparece:

Este painel contém 5 botões e uma escala. Com a escala pode controlar a velocidade da animação. O significado dos botões é o seguinte

Enquanto uma animação está a decorrer todas as outras funções do Cinderella encontram-se suspensas. A única forma de a abandonar é premir o botão "Sair".

Em exportações HTML de animações não é possível mover os elementos interactivamente. Toda a animação se desenrola automaticamente. A função de exportação exporta todas as vistas activas para uma página HTML. A animação corre simultaneamente em todas elas. Para mais informações consulte o capítulo criando páginas-web interactivas e exercícios.

Resumo

Iniciar uma animação seleccionando um móvel e um caminho.

Ver também


Criar segmento

Este modo é semelhante ao "Criar recta". Usando uma sequência premir/arrastar/largar pode criar dois pontos e o segmento. Os segmentos podem ser munidos de setas em uma ou nas duas extremidades. Ao contrário das rectas os segmentos não são elementos activos. Isto significa que os não pode utilizar em construções posteriores (como gerar intersecções). Os segmentos são objectos puramente gráficos.

Há duas razões fundamentais que o podem levar a usar este modo. A primeira é óbvia: Quer gerar uma seta. A segunda razão é mais subtil. Pode acontecer ter uma construção na qual quer mostrar mais que um elemento sobre a mesma recta. Como o Cinderella não permite criar elementos mais que uma vez não se pode ter duas rectas idênticas. O mecanismo de segmentação do Cinderella é insuficiente para esta tarefa. Para evitar este problema pode usar segmentos. Para evitar inconsistências matemáticas eles são tratados como elementos gráficos com nenhuma outra funcionalidade geométrica.

Desenhando uma seta

Para obter uma seta deve criar um segmento, seleccioná-lo, e abrir o Editor de Setas escolhendo no menu a opção "Propriedades/Tipo de seta".

O Editor de Setas Exemplos de diferentes setas

O Editor de Setas é análogo ao editor de Aspecto. As suas escolhas aplicam-se a todos os elementos seleccionados. Pode acrescentar uma seta em qualquer das extremidades do segmento. Quatro tipos de setas estão disponíveis. Duas escalas móveis permitem-lhe controlar o tamanho e a posição da seta.

Resumo

Criar um segmento usando uma sequência premir/arrastar/largar do rato.

Atenção

Setas só estão implementadas na vista euclideana. Segmentos e setas são objectos puramente gráficos, não podem ser usados em construções posteriores.

Ver também



---> Geometrias

<--- Medições

<--> Índice