Geometrias

Uma das principais características do Cinderella é o facto de suportar vários tipos de geometrias. Se o facto de existirem "vários tipos de geometrias" não lhe é familiar, isto pode ser confuso. Deve então ler a secção Bastidores para se familiarizar com as ideias subjacentes e de como elas estão implementadas no Cinderella. Aos leitores que possuem já alguns conhecimentos básicos sobre geometrias euclidiana e não euclidianas esta referência basta.

Outro aviso: Não confunda geometrias com vistas - ambas têm tipos homólogos, mas a geometria define o comportamento dos elementos, enquanto a vista determina a respectiva apresentação.

Tipos de geometrias

Em cada uma das janelas principais do Cinderella encontra três botões para escolher o tipo de geometria. A presente versão do Cinderella fornece três tipos diferentes de geometria: Geometria Euclidiana, Geometria Hiperbólica e Geometria Elíptica. Pode trocar estas vistas entre si premindo os botões

A escolha de uma nova geometria não altera o comportamento dos elementos já construídos. Contudo, todos os novos elementos serão interpretados na nova geometria. Pode imaginar que cada elemento tem um registo que lhe diz a que geometria pertence. As noções básicas que são afectadas pela escolha da geometria são as medidas das distância e dos ângulos.

Contudo, outras construções são influenciadas por esta escolha. Por exemplo, a "bissectriz" é definida como sendo a recta que faz ângulos iguais com duas outras rectas. Se as medidas dos ângulos mudarem, a definição de bissectriz terá também de mudar. Efeito semelhante sofrem as "paralelas"e perpendiculares". Também a definição de circunferência é afectada pela escolha da geometria. Uma circunferência é o conjunto dos pontos à mesma distância do centro. Se o conceito de "distância" muda, também muda o de "circunferência".

Algumas noções não são afectadas pela escolha de geometria de forma nenhuma - a recta por dois pontos será sempre a mesma, não importa qual a geometria seleccionada.

A seguinte lista contém todas as construções que são influenciadas pela escolha da geometria. Note que a posição, como o número, dos elementos a construir, pode mudar.

Algumas operações, na presente versão do Cinderella, não são suportadas em todas as geometrias. Estas operações são Circunferência por três pontos, Área e Centro, onde é sempre calculado o resultado euclidiano .

Vistas e geometrias

Embora qualquer vista se possa usar com qualquer geometria, algumas combinações são um pouco mais comuns que outras. Eis uma pequena lista do que estas escolhas representam.


---> As vistas

<--- Modos especiais

<--> Índice