Movendo um elemento

Este modo é provavelmente a característica fundamental do Cinderella. Permite deslocar livremenete os objectos. Habitualmente este modo é utilizado para mover os elementos livres de uma construção. Para o fazer coloque o rato sobre um elemento livre, escolha-o premindo o botão esquerdo do rato, e arraste-o (com o botão sempre premido) para a posição escolhida. Após largar o botão do rato está pronto para deslocar qualquer outro elemento livre.

Cinderella distingue entre dois tipos de elementos: elementos móveis e elementos fixos. Como o nome indica, elementos móveis são aqueles que podem ser deslocados livremente neste modo. Elemento fixo é o que tem a sua posição determinada pelo resto da construção. Se, por exemplo, um ponto é definido como sendo a intersecção de duas rectas pré-existentes, então não se trata de um elemento móvel, mas sim fixo. Pode distinguir uns dos outros com facilidade: os pontos livres são desenhados em cor mais brilhante.

Há seis tipos de elementos móveis:

Há ainda outra razão para usar o "modo mover": pode utilizá-lo para alterar a posição das etiquetas. Para isso prima a tecla shift do teclado, seleccione a etiqueta com o rato e mova-a para a nova posição. Contudo, as etiquetas não podem ser deslocadas para qualquer local. Devem permanecer próximas dos elementos respectivos. Movimentos que exorbitem o movimento das etiquetas são automaticamenmte bloqueados.

Resumo

Mover elementos por arrastamento.

Ver também

--- > O modo seleccionar

<--- Ferramentas genéricas

<--> Índice