Introdução

Porque escrevemos o Cinderella? Não há já programas suficientes para fazer matemática e, em particular, produzir gráficos? Bom, há muito programas, mas o Cinderella é especial em muitos aspectos.

Queremos apontar as melhores características deste programa. Cinderella...

Aplicações diversas

As áreas de aplicação do Cinderella estendem-se desde a geometria pura (euclidiana e não-euclidiana) até à Cinemática Computacional e CAD, passando pela Física (óptica, por exemplo). As aplicações seguintes apresentam alguns cenários onde se pode ganhar com a utilização do Cinderella.

Desenhos Rigorosos

Suponha que está a escrever um artigo científico para o qual necessita de uma ou mais figuras. Quando elas são um pouco mais elaboradas é usualmente quase impossível obter um bom resultado à primeira tentativa.

A linha de Euler de um triângulo

Aparecerão muitos elementos juntos uns dos outros, ou parte da figura não caberá na página.

Com Cinderella comece por um rascunho da construção pretendida. Este esboço pode não ter o aspecto pretendido, mas compreende todas as relações que são decisivas para a figura. Mais tarde, movendo um ou mais elementos, escolhe segundo o valor estético das figuras. Usando o Editor de Aspecto pode ainda alterar os tamanhos e cores de todos os elementos.

Calculadora Geométrica

Às vezes acontece pretender obter intuição sobre uma situação geométrica. Porque se leu algo num livro de Geometria, ou porque se teve uma ideia original.

Faz-se a construção com Cinderella e começa-se a brincar com ela. Através de exploração geométrica ganha-se nova perspicácia e, muitas vezes, propriedades escondidas são reveladas. A implementação matematicamente consistente do Cinderella garante que nenhum facto estranho ocorrerá que não provenha genuinamente da configuração geométrica.

Dinâmica de ligação de três barras

Quando quizer comunicar a sua investigação a outros colegas pode criar uma página interactiva na WWW e desponibilizá-la na Internet. Os seus colegas têm então acesso imediato à configuração e podem interagir com ela localmente, usando os seus browsers.

Exercícios para os Estudantes

Outra aplicação interessante é a criação de exercícios interactivos para os estudantes. Imagine que pretende ensinar aos seus alunos como construir o circuncentro de um triângulo usando apenas régua e compasso. Primeiro deve fazer a construção você mesmo. Depois cria um exercício interactivo, marcando os "elementos dados", fornecendo os textos do exercício, marcando os "passos intermédios" e o "resultado final". Cinderella gera uma página de WWW interactiva que apresenta os elementos dados (talvez o triângulo de partida) junto com todas as ferramentas para a construção de figuras com régua e compasso.

Os estudantes podem resolver os exercícios nos seus computadores e obter os resultados certos sem ajuda, ou usando sugestões fornecidas. Independentemente da construção seguida para obter a resposta a capacidade de verificar teoremas de Cinderella pode verificar a respectiva correcção. A criatividade dos alunos não é posta em causa pelo programa.

Um exercício para os estudantes

Plano e Características

Ao planear o Cinderella procurámos atingir vários objectivos. Vamos mencionar os três mais importantes para dar uma ideia da arquitectura do programa.