Instalação

Este capítulo pretende ajudá-lo a instalar Cinderella no seu computador.

Informações gerais

Necessita de duas coisas para executar o Cinderella: o código do programa e o Java Virtual Machine (JVM). No CD fornecemos um programa de instalação que inclui JVMs para as plataformas mais comuns. Se a sua plataforma não está incluída, ainda pode correr o Cinderella, desde que obtenha uma JVM compatível com Java-1.1 previamente. Consulte o site Javasoft em http://www.javasoft.com para obter mais informações e prossiga para secção "Instalar Java" neste capítulo.

Instalando em Windows 95, 98 or NT 4.0

Insira o CD e abra-o. Encontrará um ficheiro chamado "install" no directório de raiz do CD. Execute esse programa e siga as instruções.

Durante a instalação ser-lhe-á perguntado se deseja instalar uma JVM. Recomendamos que responda afirmativamente, mas pode usar uma outra versão, previamente instalada, para minimizar o espaço do disco ocupado. Experimentámos com sucesso quer a "jre" da Sun, quer a "jview" da Microsoft. Se tiver problemas com uma JVM previamente instalada, por favor desinstale e re-instale Cinderella usando agora a JVM incluída no CD.

Também lhe será pedida uma localização para o ícone. Use a localização que achar mais conveniente, por exemplo o menu Start ou o desktop.

Após ter instalado Cinderella poderá clicar duplamente os ficheiros com extensão ".cdy" para os ver ou editar.

Se quizer desinstalar o Cinderella pode premir o ícone "Desinstalar Cinderella".

Instalando em plataformas Unix

Instalando em Solaris (SPARC) da Sun

Monte o CD (usando "volcheck", ou com a ajuda do administrador do sistema), mude de directório para Solaris, onde encontrará um ficheiro com o nome "install.bin". Execute-o com o comando "./install.bin" ou "sh install.bin".

Siga as instruções de instalação. Pode escolher o directório para onde o programa será instalado e a localização dos links durante a instalação. Certifique-se que escolhe um destino ao qual tem pleno acesso.

Se já dispõe de uma JVM compatível com Java-1.1 pode optar por a usar no lugar da enviada com o programa, para poupar espaço no disco destinado ao Cinderella.

Após a instalação pode executar Cinderella correndo o link "Cinderella" ou o ficheiro "Cinderella" no directório de instalação.

Para desinstalar o programa pode usar o link "Uninstall Cinderella" ou o executável disponível no subdirectório UninstallerData do directório de instalação.

Outras plataformas similares ao Unix

Comece por se certificar que tem disponível e funcional uma JVM compatível com Java-1.1. Consulte a página-web da Javasoft para mais informações.

Monte o CD e mude para o subdirectório no CD (consulte o administrador de sistemas se não sabe montar o CD). Execute o script "install.bin" que aí encontra.

Se o programa de instalação encontrar mais que uma JVM pedir-lhe-á que escolha uma. Depois, o processo de instalação começa e funciona como em Solaris. Leia a secção anterior para obter mais detalhes.

Instalando uma JVM em Linux

Para evitar downloads desnecessários colocámos uma versão da Java Runtime Environment para o sistema operativo Linux no CD. Compreenda que nem a Springer-Verlag nem os autores podem fornecer apoio técnico a este software, que é fornecido "as-is" e sem garantias.

No subdirectório encontrará duas versões da JRE, uma para os sistemas baseados em libc5, a outra para os baseados em glibc. Se não está certo sobre qual é a sua versão, deve ler o ficheiro README-1.1.7v1a.txt, que se encontra no mesmo directório. Se está a usar Linux da Redhat, versão 5.x ou posteriores, então precisa da versão glibc.

Leia o ficheiro README-1.1.7v1a.txt para obter mais informações para a instalação. Se encontrar problemas com a instalação então deve consultar o site Java-Linux em http://java.blackdown.org.

Após ter instalado uma JVM, pode prosseguir como descrito acima, na secção "Instalando em plataformas similares a Unix".

Instalando em MacOS

Como são conhecidos alguns problemas com a JVM para MacOS (MRJ 2.0), nós não recomendamos o uso de Cinderella em MacOS. Esta situação pode ter mudado desde a elaboração deste manual, portanto vamos fornecer também informações para a instalação. Por favor visite o nosso site para informações actualizadas sobre esta assunto.

Insira o CD e abra-o, usando o ícone no seu desktop. Mude para a pasta MacOS e execute o ficheiro de instalação. Necessita do StuffIt Expander para isso. Depois siga as instruções. Se encontrar problemas pode obter ajuda em http://www.cinderella.de.

Instalando noutras plataformas de Java

Deveria ser possível instalar Cinderella em qualquer plataforma capaz de correr Java-1.1. Compreenderá que não pudemos testar o programa em todas as plataformas. Tentámos não nos apoiar sobre características específicas de nenhuma plataforma, que poderiam não estar presentes noutras.

Insira o CD e encontre o directório "Java". O programa de instalação está contido no ficheiro "install.zip" . Use a forma da sua plataforma adicionar install.zip à classpath do Java e execute a class chamada "install". Depois pode prosseguir como no caso Unix.

Uma possibilidade seria introduzir numa janela de comando

jre -cp install.zip install
Consulte a sua documentação da JVM para obter detalhes.

Instalando usando um browser

Se tem dúvidas sobre a plataforma, ou se não quer usar uma janela de comando, pode instalar o programa usando um browser. Visite a página "install.htm" no directório "WebInst" do CD e siga as instruções.

Problemas

Se a instalação falhar, por favor certifique-se que:

Se nenhum destes causa o problema, visite o nosso site, http://cinderella.lmc.fc.ul.pt, para obter uma lista de problemas e respectivas soluções.

---> Licenciamento

<--- Criando páginas-web interactivas e exercícios

<--> Índice