O Editor de Aspecto

O Editor de Aspecto é uma janela na qual pode controlar o aspecto dos elementos geométricos de uma construção. As alterações são sempre efectivas nos elementos seleccionados. Qualquer alteração efectuada é imediatamente aparente nas vistas.

As configurações no painel do editor têm um segundo propósito. Elas são tomadas como os valores por omissão para os futuros elementos a criar. Isto significa que novos elementos tomarão o aspecto definido pelas configurações activas no Editor de Aspecto.

Os atributos controláveis são os seguintes:

Appearance Editor Window

A Janela do Editor de Aspecto.

Cor

Vamos descrever como as cores dos elementos geométricos estão organizadas. Os elementos geométricos estão agrupados em quatro tipos:

Para cada um destes grupos o Editor de Aspecto oferece uma paleta de 16 cores.

Color Palettes

Paletas de cores para os elementos.

Em cada paleta está assinalado um registo. Trata-se da cor activa no momento para este grupo. Pode alterá-la clicando sobre outro registo. Se quizer alterar a cor de um ponto de vermelho para verde, deverá proceder como indicamos:

Também pode alterar o aspecto de vários pontos ao mesmo tempo se seleccionar mais que um ponto. Após efectuar a alteração a cor verde é a nova cor por omissão para novos pontos. Um procedimento similar aplica-se aos outros grupos de cores.

Pode acontecer as escolhas de cores do Cinderella não o satisfazerem. Pode alterar o valor de uma cor fazendo um clique duplo na sua entrada na paleta. Uma janela aparece onde pode ajustar os respectivos valores vermelho/verde/azul.

Color Chooser

Ajustador de cores

É importante notar que, ao alterar a cor de uma entrada da paleta, está a mudar a cor de todos os elementos associados a essa cor.

A paleta actualizada não está gravada com a configuração no ficheiro ".cdy".

As Cores das vistas

Há três outras entradas no Editor de Aspecto que controlam cores.

View Colors

As Cores das Vistas

Estas entradas referem-se às cores primitivas das vistas.

Estes valores aplicam-se a todas as vistas. Certifique-se que as cores se distinguem claramente umas das outras.

Example if individual colors

Examplo de um mapa de cores.

Segmentação (Corte) de rectas

Pode decidir se uma linha recta é um segmento ou não. Para isso o Editor de Aspecto oferece dois botões que permitem ligar e desligar a segmentação.

Clipping of lines

Escolha de segmentação

Uma recta que não seja um segmento será desenhada em todo o tamanho da vista. Um segmento é uma recta truncada pelos seus extremos. As regras que regem a lógica da segmentação são um pouco intricadas, mas levam a comportamento natural:

As regras acima induzem o seguinte comportamento:

Isto é o que se espera de um desenho geométrico. A decisão sobre se um ponto é (sempre) incidente numa recta é tomada pelo verificador de teoremas automático do Cinderella. Desta forma está garantido um comportamento correcto e matematicamente consistente.

Pascals Theorem

Teorema de Pascal com segmentos

Etiquetas (Rótulos)

Cada elemento geométrico pode ser etiquetado ou não. Para controlar se a respectiva etiqueta deve ou não ser mostrada pode usar-se a Escolha de Etiqueta:

Labelling of lines

Escolha de Etiqueta

Só estão disponíveis etiquetas para rectas e pontos. Se quizer rotular cónicas ou lugares geométricos pode usar pontos de tamanho nulo, eles servirão de portadores das etiquetas.

Fixação

A fixação ou não de um ponto descreve o seu comportamento, e não o seu aspecto. Se um elemento móvel (por exemplo um ponto livre) estiver "fixo" então já não será móvel.

Pinning free lementes

Escolhas de Fixação

Esta opção é necessária para restringir a liberdade de um elemento numa construção, e revela-se útil na elaboração de exercícios.

Os seguintes elementos, sendo móveis, podem ser fixados:

Prolongamento de segmentos

Nem sempre é desejável que um segmento termine nos seus extremos. É desejável que a linha se prolongue sugerindo que poderia ser indefinidamente continuada. Pode controlar o tamanho do prolongamento usando a respectiva escala móvel. A posição dessa escala ajusta o prolongamento em valores variáveis entre 0% e 50% do comprimento do segmento.

Pascals Theorem

Teorema de Pascal com segmentos prolongados

Tamanho

Para controlar o tamanho dos objectos dispõe de duas escalas móveis no Editor de Aspecto. Uma controla o tamanho dos elementos pontuais.

Point sizes

Tamanhos possíveis

Pontos de tamanho nulo são objectos muito importantes. Apesar de não se poderem ver, podem ser seleccionados e movidos, sendo também utilizados como extremos de segmentos. Esta característica é muito útil quando pretendemos obter uma recta que possamos mover arrastando os seus extremos. Assim, não é preciso ter demasiados objectos visíveis, quando não são desejados.

Line sizes

Tamanhos possíveis

As outras escalas controlam a espessura dos elementos lineares (entre 1 e 3). "Elementos lineares" são rectas, circunferências, cónicas e lugares geométricos.

Pascal Theorem

Teorema de Pascal com pontos e rectas de diversos tamanhos.

Opacidade

O Editor de Aspecto tem uma escala para ajustar a opacidade dos elementos. A opacidade pode variar desde "absolutamente invisível" até "absolutamente opaco".

Opaqueness

graus de opacidade.

Elementos absolutamente invisíveis são úteis nas construções auxiliares que não devem perturbar o resto da construção. Objectos quase transparentes podem ser usados em partes de uma construção de menor importância. Para um elemento tomar parte activa numa construção (ser móvel e seleccionável) necessita de, pelo menos, 20% de opacidade. Pode seleccionar elementos invisíveis na vista de texto. Contudo, eles não podem ser usados como extremos de segmentos.


---> Criando Páginas Interactivas e Exercícios

<--- Vistas

<--> Índice